terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uma tragédia a la Pasolini

Há doze anos o teatro e a cultura local perdiam Betho Rocha. Foi encontrado morto pela diarista na rede de seu apartamento, vítima de golpe de faca no pescoço. O cachorro com quem dividia a morada, tragicamente, também morreu dias depois. Um vazio para os grandes amigos, uma perda irreparável para o fazer teatral, um alívio para os inimigos e...um mistério para a polícia? Talvez não.

De cada entrevista que fizemos, em todas o clima pesou quando se tocou no assunto da morte dele. E opinião uníssona de todos os entrevistados: a polícia foi negligente. Talvez pela vida um tanto desregrada que Betho levava, talvez por ser homossexual, talvez por não medir palavras e com isso angariar um sem-número de desafetos, talvez por arranjar problemas com a própria polícia, o assassinato de Betho foi pouco investigado. Em seu depoimento Silvio Margarido disse, com extremo rancor, que para a polícia foi muito mais fácil culpar o próprio Betho por sua morte, tendo em vista o "tipo de vida que levava". Muitos de seus amigos investigaram por conta própria o ocorrido, se expondo a um risco desnecessário. Porque na cabeça deles, nada justificaria aquela morte, independente de qualquer coisa que Betho fizesse. Porque por mais polêmico que fosse, por mais brigão e implicante que pudesse parecer, Betho era mais uma apaixonado pela arte e fazia disso sua própria vida.

Alguém nas entrevistas chegou a dizer que sabia que o Betho sofrera uma ameaça de morte de um outro alguém muito importante da época, informação que não será reproduzida por mera responsabilidade jurídica. Até porque o intuito do documentário não é investigar o assassino e fazer justiça com as próprias mãos; queremos apenas recuperar uma memória. Uma memória feita de paixão e sonhos.

Ficamos, então, nesse 1º de setembro, com a lembrança do que nos disse Fátima Almeida em sua entrevista: o assassinato de Betho assemelha-se ao sacrifício. E é uma tragédia porque a vida dele era assim: uma grande tragédia. Uma tragédia a la Pasolini.


Fotos: acervo do Patrimônio Histórico Estadual

Um comentário:

  1. Vai ficar foda, muito interessante conhecer a história de alguém interessante assim.

    ResponderExcluir